VIAGENS 20.JUN.2016

Bento Gonçalves

O passeio Tour Via Del Vino, pelo centro de Bento Gonçalves, é um convite para conhecer a história dessa área da cidade.

UM TOUR PELA VIA DEL VINO

001

O passeio Tour Via Del Vino, pelo centro de Bento Gonçalves, é um convite para conhecer a história dessa área da cidade. São 14 pontos, entre prédios, casas e praças. O caminhada é gratuita, é acompanhada por um atendente do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), tem duração aproximada de 40 minutos e deve ser agendado com antecedência. Não há número mínimo ou máximo de participantes por grupo.


O Tour Via Del Vino inclui: Clube Aliança, Banco Santander, Prefeitura, Praça Walter Galassi, Casa Fasolo, Casa Alegretti, Casa Toschi, Casa Bertani, antigo Banco da Província, Monumento a Bento Gonçalves, Monumento da Cruzinha, Santuário de Santo Antônio, Casa Giovannini e antiga Vinícola Salton.


O lugar é capaz de simbolizar o passado e o presente de Bento Gonçalves ao mesmo tempo. Foi no entorno dessa via que a cidade se desenvolveu e concentra até hoje os prédios carregados de história. Ali estão a igreja matriz, o clube, as praças e parte dos estabelecimentos comerciais.


Para auxiliar o acompanhamento do Tour Via Del Vino, cada prédio possui uma placa onde é descrita a sua história e curiosidades.

 

PONTOS DE VISITAÇÃO

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

No Centro de Atendimento ao Turista - CAT Via del Vino, no prédio da prefeitura, o turista é acolhido pelos condutores, saberá mais sobre os demais roteiros turísticos e serviços que o município oferece e assistirá ao vídeo de Bento.


CLUBE ALIANÇA

Fundada em 1906, a sociedade civil Clube Aliança é considerada a mais antiga do município. Sua sede atual foi concluída em 1946.


SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO

O Santuário de Santo Antônio concluído em 1894. Possui campanário de 40 metros de altura e, em seu interior, pinturas-murais que retratam a vida do santo. A tradicional Festa em honra ao Padroeiro é realizada no dia 13 de junho, desde 1878.


PREFEITURA

Construído em 1901 para sediar a Intendência Municipal. De composição arquitetônica clássica, exibe os bustos de Bento Gonçalves da Silva e de Giuseppe Garibaldi.


MONUMENTO A BENTO GONÇALVES

No centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, foi erguido este monumento que homenageia o seu líder. Além do busto de Bento Gonçalves, possui baixo-relevo com as efígies de Anita e Giuseppe Garibaldi.


CASA BERTANI

001

Construída pelo comerciante Marcelo Bertani, em estilo neoclássico. É dividida em três pavimentos, sendo o porão de blocos de pedra e o térreo e o pavimento superior em alvenaria. O frontão traz o ano de conclusão do prédio, 1927. Foi residência e, devido a sua localização, sede de importantes instituições, como Tabelionato de Franklin Barbosa, Associação Comercial e Gráfica Bento Gonçalves. O casarão mantém as suas características originais.


CASA FASOLO

Em 1925, surge o primeiro curtume de Bento Gonçalves. No mesmo local, havia uma loja que comercializava seleiros, estofados, calçados, malas e artigos para viagem. O fundador foi Guilherme Fasolo, que chegou a Bento Gonçalves em 1890.


PRAÇA WALTER GALASSI

Largo surgido no encontro da estrada Montenegro-Campos de Vacaria e a estrada do Barracão. Foi urbanizada em 1928 com o nome de Praça Centenário.


CRUZINHA

A cruz de concreto que remete ao primeiro nome da cidade foi instalada em 1926 na praça ao lado do Santuário de Santo Antônio. A primitiva cruz era de madeira, e assinalava o local da morte de um tropeiro junto à atual Praça Walter Galassi.


CASA ALEGRETTI

002

Construída em 1905 por Luiz Alegretti. Em 1894, Alegretti começou a elaborar vinhos na Linha Eulália, onde hoje é a casa Toniolo. Decidiu, então, construir esta casa e fazer a cantina de vinhos no porão, que funcionou até meados de 1920. As primeiras máquinas para produção de vinhos foram importadas de Milão.

 

 

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos