VIAGENS 27.JUN.2016

Bom Jesus

Bom Jesus foi o maior posto de arrecadação de impostos do governo imperial na Província do Rio Grande de São Pedro, no século 18 e palco de grandes cenas da Revolução Farroupilha.

UM PEDAÇO DA HISTÓRIA GAÚCHA

Cavalgar no lombo de mulas e conhecer a cultura gaúcha são alguns dos prazeres de quem visita Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, a 65 quilômetros de Vacaria e 237 de Porto Alegre. Bom Jesus foi o maior posto de arrecadação de impostos do governo imperial na Província do Rio Grande de São Pedro, no século 18 e palco de grandes cenas da Revolução Farroupilha. Passo de Santa Vitória homenageia a grande batalha de 2,5 mil homens, vencida pelos farrapos. A mesma intempérie que atormentava os soldados, hoje serve de atrativo para o turismo. A ocorrência de geadas e até neve valoriza o calor do fogo, o chimarrão e a cozinha campeira.


Uma das principais atrações da cidade é a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, em estilo gótico, localizada no centro da cidade. No Parque Farroupilha está um sítio arqueológico com vestígios dos índios caingangues. Em todo o município, são mais de cem sítios. No Passo de Santa Vitória, no sexto distrito, estão as ruínas do antigo registro, maior posto de arrecadação do governo imperial. As tropas que se deslocavam de São Paulo com destino à Colônia do Sacramento utilizavam esse caminho.


Para quem gosta de caminhar e descobrir paisagens rurais, a opção é uma trilha que começa na rua Primeiro de Maio, no Centro, e chega até a barragem do Rio dos Touros. A caminhada se encerra junta às ruínas de uma usina desativada. No segundo distrito, a 24 quilômetros do centro da cidade, avista-se a Cachoeira do Arroio Itambezinho e a Cachoeira do Felisberto.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos