VIAGENS 25.ABR.2016

Carlos Barbosa orgulha-se de suas raízes

A cidade é referência na elaboração de queijos nobres, com empresas centenárias e pioneiras na produção de derivados do leite.

Pequeno, acolhedor e sintonizado com o ritmo do desenvolvimento. Assim é Carlos Barbosa, na Serra gaúcha, distante 99 quilômetros da capital Porto Alegre e que sedia, de 1º a 31 de julho de 2016, a 27ª edição do Festiqueijo. A cidade é referência na elaboração de queijos nobres, com empresas centenárias e pioneiras na produção de derivados do leite.

 

Trata-se de um evento para celebrar a força e a pujança de Carlos Barbosa. A farta gastronomia típica italiana, os melhores queijos, vinhos e espumantes elaborados na região fazem do Festiqueijo um dos principais eventos gastronômicos do Estado.

 

Outras atrações:

002

Um dos pontos históricos mais chamativos na cidade é a antiga estação ferroviária, fundada em 1908. Já o parque da estação fica na Rua Buarque de Macedo, no Centro. A Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, foi construída em 1943 em uma arquitetura ao estilo romano. A Capela de Santo Antão Abade do Forromeco, a mais antiga capela da imigração italiana no Rio Grande do Sul,é um dos orgulhos dos moradores. Construída em 1882, chega-se a ela a partir da rodovia RS 446.

 

O passeio mais concorrido é feito a bordo de uma antiga Maria Fumaça dos anos 40. A locomotiva movida a vapor liga Carlos Barbosa a Bento Gonçalves, passando por Garibaldi, percorrendo o trajeto original que o trem fazia no início do século 20.


A opção de passeio pelo interior são as propriedades do interior. No roteiro, o visitante conhece todo o processo de produção do queijo.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2020 SIM Rede de Postos