DICAS DE MANUTENÇÃO 24.NOV.2016

Como verificar corretamente o nível de água do radiador

É muito comum que os motoristas cheguem ao posto de combustível com dúvidas em relação à água no radiador.

É muito comum que os motoristas cheguem ao posto de combustível com dúvidas em relação à água no radiador. Muitos não sabem quais são os níveis adequados, outros têm dúvidas na hora de identificar se há ou não um vazamento. Alguns nem sabem como completar a água no reservatório, caso seja necessário.


Nessa hora, frentistas bem preparados são importantes. Assim, além de ser criado um laço de confiança do cliente com o seu posto de combustível, evita-se qualquer tipo de problema.

 

Confira, a seguir, como fazer corretamente a verificação e adição de água sempre que necessário:

 

Como verificar corretamente o nível de água no radiador


Quando o motorista chega ao posto de combustível, o motor já esquentou, mesmo que ele tenha rodado poucos metros. Com isso, a água no sistema de arrefecimento expande seu volume, o que quer dizer que a medição não será tão precisa quanto se o motor estivesse frio.


Na prática, isso quer dizer que o seu frentista deve ter em mente que o nível de água que ele mediu será sempre um pouco maior do que o valor real, que seria medido com o motor frio.


Como completar o nível de água - Caso seja necessário completar a água do sistema de arrefecimento, alguns cuidados devem ser tomados. O frentista deve pedir que o cliente dê a partida no carro. Como o carro estava ligado e a água lá dentro já estava quente, ao dar a partida, a água adicionada, que está mais fria, se mistura com a quente e não há problemas.


Como verificar se há vazamentos: Um dos fatores que podem levar à necessidade de completar a água com grande frequência é a existência de vazamentos. Muitas vezes, o motorista não sabe ou não tem certeza se há um vazamento e pode pedir para que seja feita essa conferência no posto de combustível.


A maneira mais rápida para o frentista verificar isso é durante a adição da água no reservatório. Se ele notar que o nível da água abaixa imediatamente após a adição, ou que há algum fluxo de água na parte de baixo, próximo ao motor, deverá orientar o motorista a buscar um mecânico com urgência.

 

Fonte: Minaspetro 

COMENTÁRIOS

Cadastre-se e receba
conteúdos e novidades!

Posts mais lidos

Arquivo

© Copyright 2021 SIM Rede de Postos