DICAS DE MANUTENÇÃO 25.NOV.2016

Cuidados na hora de trocar a bateria

É preciso saber cuidar da bateria, e trocá-la quando for preciso.

A eletrônica embarcada que temos hoje nos automóveis depende de muita tecnologia que, para funcionar corretamente, depende muito da bateria. Ela é a responsável, entre outras coisas, pelo travamento eletrônico das portas, do som e até mesmo do ar-condicionado. Por isso, é preciso saber cuidar da bateria, e trocá-la quando for o caso. Se o carro vai ficar muito tempo sem ser usado, o recomendável é que seja desconectada a bateria pois, assim, evita-se o consumo dos componentes eletrônicos. Outra dica importante refere-se à troca da bateria. Às vezes, o problema pode estar no alternador, que pode não estar fazendo a carga devidamente, e não na bateria.


Se o caso for mesmo de troca, é importante verificar as especificações de capacidade do equipamento original do veículo, definido em ampéres/hora, para adquirir o modelo correto da bateria.


Se o próprio motorista vai fazer a troca, o primeiro passo é soltar o sistema de fixação da bateria na carroceria do veículo. Não esqueça que itens como o código de programação de rádio e relógio podem perder a configuração com a retirada da bateria.


Na retirada, desconecte primeiro o polo negativo e, só depois, o positivo. É preciso ter cuidado, na hora da instalação, para não inverter os polos, pois isso pode provocar danos irreparáveis no módulo eletrônico de injeção.


Na hora de ligar, ligue primeiro o polo positivo, e só depois, o negativo. Assim, evita-se um curto-circuito entre a ferramenta e a carroceria do veículo. Com a ligação feita, retire a embalagem plástica da nova bateria e prenda-a com a com o sistema de fixação original do veículo.


Dicas; Se o veículo vai ficar muito tempo desligado, desconecte a bateria Tenha certeza de que a bateria precisa ser trocada. Ás vezes, o problema está no alternador Verifique o lado da polaridade da bateria. Não inverta os polos na hora da instalação.


Fonte: Cervi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viário)

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos