VIAGENS 28.NOV.2016

Farol de Santa Marta é um símbolo para a cidade

O Farol de Santa Marta, inaugurado há 125 anos, no dia 11 de junho de 1891 é um símbolo turístico para Laguna.

O Farol de Santa Marta, inaugurado há 125 anos, no dia 11 de junho de 1891 é um símbolo turístico para Laguna.  O farol emite sinal de rádio para navios que também é usado para a aviação e fornece informações meteorológicas.


Os 142 degraus das escadas verdes sobem 29 metros em espiral por dentro do Farol. No alto há uma pequena lâmpada capaz de guiar quem está distante 85 quilômetros. Uma redoma com três metros de altura e mais de 300 cristais converge a luminosidade na mesma direção.


À noite, a luz se acende três vezes no intervalo de 30 segundos. O feixe vermelho da luz voltado para o sul indica a posição exata da Pedra do Campo Bom, a Laje da Jagua, formação rochosa que havia afundado o navio de Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha.


A presença do farol é também um ponto de encontro de pescadores. Na Praia do Cardoso, como é conhecida a parte norte da torre, os barcos chegam com peixe fresco.


Saiba mais:


O Farol de Santa Marta foi inaugurado em 1891. Seu alcance geográfico, visível durante o dia com tempo limpo, é de 22 milhas náuticas ou 40,7 quilômetros. Já o alcance luminoso, também com tempo limpo, mas à noite, é de 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros. A altura da torre do Farol é de 29 metros. A câmera de luz é composta por cerca de 300 cristais com 2,66 metros de diâmetro e 3 metros de altura.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos