VIAGENS 14.JUL.2015

Forqueta, o garfo da Serra gaúcha

Maior produtor de uvas de Caxias do Sul, o distrito de Forqueta fabrica em média 150 milhões de litros da bebida por ano.

Maior produtor de uvas de Caxias do Sul, o distrito de Forqueta fabrica em média 150 milhões de litros da bebida por ano. Distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade, a localidade faz parte do roteiro turístico Vale Trentino. O visitante pode percorrer as cantinas e conhecer o processo de fabricação do vinho. Uma das atrações é a cooperativa Vinícola Forqueta, que abriga o museu do Vinho. Fundada em 1929, foi a primeira cooperativa vitivinícola da América Latina


Uma casa de comércio no entroncamento da estrada geral com a estrada que levava ao lugar conhecido como capela Santos Anjos - em forma de um garfo, teria originado o nome da localidade. Em italiano, garfo pode ser uma “forchetta”.

Classificada hoje como região administrativa de Caxias do Sul, a localidade se desenvolveu com a chegada da estrada de ferro. A região é forte na agricultura e do cultivo de uvas. Além de vinho, os colonos que residem em Forqueta cultivam maçã, pêssego, ameixa, entre outros. O casario antigo, as igrejas centenárias , a culinária e as tradições ainda são cultivadas pelos moradores.


Forqueta está situada na divisa entre Caxias e Farroupilha. Na RS-122, há placas indicativas. O caminho possui belas paisagens e muitos parreirais e cerca de 14 capelas.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos