VIAGENS 21.SET.2015

Gramado colonial

O Tour do Vale, o Raízes Coloniais e o Quatrilho são três rotas que privilegiam passeios pela área rural de Gramado.

O Tour do Vale, o Raízes Coloniais e o Quatrilho são três rotas que privilegiam passeios pela área rural de Gramado. O estilo de vida dos imigrantes alemães e italianos é o principal atrativo. Os turistas, ao longo do percurso, são convidados a apreciar comidas e bebidas típicas. Os três passeios integram o programa denominado Agroturismo de Gramado, selecionado para o projeto Talentos Brasil Rural, do Ministério do Trabalho, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Sebrae.


Todos são empreendimentos da agricultura familiar que valorizam a identidade cultural da região, geram emprego e renda, além de agregar valor à produção de grupos locais. O Tour do Vale, na localidade da Linha 28, mostra toda beleza dos morros com intensa vegetação, rios e cachoeiras. Famílias de agricultores de origem italiana recebem os turistas. Além dos momentos de convivência e da compra de produtos da agricultura familiar, o visitante ainda conhece o processo de produção de cachaça artesanal.


O Quatrilho, nas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, abriga o local onde viveram os protagonistas da história real contada em livro pelo escritor José Clemente Pozenato, e que virou filme em 1995 pelas mãos do diretor Fábio Barreto. A casa onde os personagens moraram está preservada, além disso, os turistas podem conhecer a produção artesanal de vinho e graspa com uma família italiana. Há 80 anos produzindo vinho artesanal, a família Lazaretti, que tem o empreendimento no roteiro, viu aumentar em 30% a renda depois que começou a fazer parte da iniciativa turística.


O Raízes Coloniais, na Linha Bonita e Linha Nova, onde o visitante poderá ver mais de perto uma casa de construção centenária na região, um moinho colonial, o museu colonial, uma fábrica artesanal de erva mate.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos