VIAGENS 22.ABR.2016

Hamburgo Velho, onde tudo começou

Novo Hamburgo, conhecida como a capital nacional do calçado, é a principal cidade do Vale dos Sinos, região gaúcha colonizada por imigrantes alemães que para lá se dirigiram.

Novo Hamburgo, conhecida como a capital nacional do calçado, é a principal cidade do Vale dos Sinos, região gaúcha colonizada por imigrantes alemães que para lá se dirigiram. Fica distante cerca de quarenta quilômetros de Porto Alegre, pela BR-116. O Centro Histórico de Hamburgo Velho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma das principais atrações a ser visitada. É nesse bairro que a cidade começou a ser construída pelos imigrantes. Prédios históricos, como o da igreja evangélica Três Reis Magos, construído em 1898, a Casa Heller, de 1850, a fundação Scheffel, de 1890, a igreja católica Nossa Senhora da Piedade, de 1935, estão localizados no local.

 

Batizado inicialmente como Hamburger Berg, sua origem tem como base as casas comerciais e de artefatos que se estabeleceram para atender a demanda das tropas imperiais, que saíam dos Campos de Cima da Serra em direção a Porto Alegre.

 

O bairro tem ruas estreitas, becos, praças, residências próximas umas das outras e largos quintais e construções no estilo enxaimel, técnica que consiste na montagem de uma estrutura independente de madeiras encaixadas sem o uso de pregos.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2020 SIM Rede de Postos