VIAGENS 09.MAR.2015

Laranjal é o point de Pelotas no Verão

A lua que ilumina as ruas do Laranjal já foi cantada em verso e prosa pelos irmãos Ramil - Kleiton e Kledir, filhos mais ilustres de Pelotas na área da música popular brasileira, cidade da metade sul.

A lua que ilumina as ruas do Laranjal já foi cantada em verso e prosa pelos irmãos Ramil - Kleiton e Kledir, filhos mais ilustres de Pelotas na área da música popular brasileira, cidade da metade sul gaúcha, onde está localizado o bairro Laranjal. Nos meses de verão, o bairro deixa de ser apenas um dos lugares charmosos da cidade para se transformar talvez no principal ponto de encontro de moradores e turistas. Distante cerca de 10 quilômetros do centro, as atrações são, principalmente, os balneários Santo Antônio, Prazeres, Valverde, Novo Valverde e Colônia de Pescadores Z-3.

 

O mais antigo é o Santo Antônio, cuja rua principal leva o nome do santo. Trata-se de uma zona de preservação paisagística natural. O balneário é considerado pelos moradores de Pelotas e arredores como ideal tanto para quem busca um lugar para descansar, quanto para quem busca opções de divertimento.

 

A Colônia de Pescadores São Pedro é o segundo distrito do município de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul. Situa-se às margens da Laguna dos Patos e caracteriza-se, como o próprio nome indica, pela atividade pesqueira como principal recurso econômico. Possui, atualmente, 5000 habitantes. A Colônia de Pescadores São Pedro tem, pela área que ocupa em relação à Laguna dos Patos, a denominação de Colônia Z-3. Foi fundada em 29 de junho de 1921, data em que aqui moravam 40 famílias que viviam exclusivamente da pesca. Na Colônia Z-3, temos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, que atende alunos do pré-escolar à oitava série, inicialmente mantida pelos moradores, sendo, mais tarde, entregue à Prefeitura Municipal. Em 5 de março de 1929, foi fundada pelo então Prefeito Ildo Meneghetti.

 

Diz a lenda que o povoamento se originou em 1763, quando muitos habitantes, fugindo da invasão espanhola, buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, às margens da lagoa dos Patos, atualmente balneário Laranjal. Águas serenas, sombra à beira de figueiras para quem aprecia um mate e o calçadão que convida a pratica de caminhadas ou de exercícios físicos. Há, porém, quem opte por atividades aquáticas. Neste quesito, lá você encontrará um local ideal para a prática de esportes. O vento forte que sopra no balneário ajuda os praticantes de windsurf, por exemplo.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos