VIAGENS 28.AGO.2017

Lenda que dá nome a cidade

Lagoa Vermelha fica às margens da BR-285. Quem parte de Porto Alegre, Caxias do Sul ou Lages, em Santa Catarina, o acesso se dá pela BR-116, até Vacaria.

Lagoa Vermelha fica às margens da BR-285. Quem parte de Porto Alegre, Caxias do Sul ou Lages, em Santa Catarina, o acesso se dá pela BR-116, até Vacaria. A tradição e a cultura nativista encontram respaldo nos costumes dos moradores. A agricultura e a pecuária são a base da economia do município de quase 30 mil habitantes, 1.776,26 quilômetros de área e altitude de 801 metros acima do nível do mar.


Lagoa Vermelha surgiu nas primeiras décadas do século 19. É resultado da expansão da criação de gado, introduzida pelos padres jesuítas, e da fixação dos tropeiros na terra. A lagoa que empresta o nome ao município fica no quilômetro 74 da BR-285, distante cinco quilômetros do centro da cidade. Segundo uma lenda local, padres jesuítas transportavam ouro e objetos de arte sacra em mulas. Em determinado trecho do caminho, tiveram de aumentar a velocidade para escapar de salteadores de estradas. Temendo serem alcançados, jogaram os animais com a carga dentro do lago. O peso fez os animais afundarem. O sangue, misturado ao ouro, teria dado cor à lagoa.

 

Desde então, o volume e a tonalidade nunca mudaram e as águas da lagoa estão sempre serenas. Até hoje, ninguém pode desvendar o mistério da lenda. A Lagoa é bem profunda, existe muito lodo no leito e a população respeita com amor religioso o preceito da lenda.

 

Essa fé à lenda afasta os ambiciosos e ninguém se aventurou em profaná-la. Segundo a lenda, se um dia alguém esgotar a fonte sagrada, secará as águas e tudo se transformará em deserto. Ao seu redor, cresceu a cidade de Lagoa Vermelha.E cada vez que um dos seus moradores passa na beira das águas coloradas, lembra que ali ninguém se banha, nem pesca, pois, conforme a lenda, a Lagoa não tem fundo.

 

IGREJA MATRIZ E MUSEU

 

A Igreja Matriz São Paulo Apóstolo foi construída entre 1951 e 1956 em homenagem ao padroeiro do município. Pinturas e vitrais, vindos da França, adornam o interior do templo. A construção está localizada na avenida Afonso Pena, que corta a cidade e cuja atração são as árvores e canteiros espalhados ao longo da via. A história do município contada por meio de fotos e objetos está preservada no Museu Municipal Garibaldino Lourenço de Lima.

 

RODEIO INTERNACIONAL

 

O Rodeio Internacional e a Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira e mostra do Doce Campeiro constitui um dos maiores
eventos realizados no Município. É realizado pelo CTG Alexandre Pato com o apoio do Município.

 

FESTA NACIONAL DO CHURRASCO E COMIDA CAMPEIRA

 

É uma festa campeira e artística onde o público pode participar de várias provas e assistir shows com artistas renomados, saborear uma excelente comida campeira, degustar uma grande variedade de doces campeiros, oportuniza ao visitante conhecer a forma em que é preparado, assado e poder saborear o melhor churrasco do Brasil, além de poder caminhar livremente pela mata, contemplando toda a arquitetura de seus galpões.

 

CTG


O Centro de Tradições Gaúchas Alexandre Pato é a maior entidade tradicionalista do Município e uma das mais importantes de nossa região. Realiza bi anualmente no mês de Janeiro (em anos ímpares) o Rodeio Crioulo Internacional e Festa Nacional do Churrasco, Comida Campeira e Mostra do Doce Campeiro. Neste evento, além das provas campeiras e artísticas destacam-se a gastronomia sendo o churrasco o responsável por conceder à cidade a fama de servir o melhor churrasco do Brasil. Alguns critérios são primordiais para esse sucesso, como a excelente qualidade da carne, o corte incomparável, a tradição no preparo e o tempero singular. Em razão da posição geográfica e da altitude, o clima e a pastagem dos campos são propícios para que o churrasco fique melhor e mais saboroso.

 

BR 285 Km 195 | Telefone: (54)3358-3230 | Site: www.ctgalexandrepato.com.br

COMENTÁRIOS
© Copyright 2020 SIM Rede de Postos