VIAGENS 22.JUN.2016

Monte Belo do Sul

A cidade começou a ser colonizada em 1877, por famílias vindas do Trento, Bréscia, Veneza, Treviso, Verona e outras regiões da Itália.

MARCAS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA

Emancipado em 1992, Monte Belo do Sul é um município que se preocupa cada vez mais com o turismo e preserva as marcas da imigração na gastronomia, nas construções antigas e nas festas. A cidade começou a ser colonizada em 1877, por famílias vindas do Trento, Bréscia, Veneza, Treviso, Verona e outras regiões da Itália. Em 1890, quando a colônia Dona Isabel foi emancipada, dando origem ao município de Bento Gonçalves, o povoado que reunia as linhas Zamith, Leopoldina e Armênio tornou-se Monte Belo.

001

Do Vale dos Vinhedos, ainda em Bento Gonçalves, já é possível avistar o pequeno município. Um par de torres com 65 metros de altura, da igreja matriz São Francisco de Assis, se encarrega de sinalizar ao forasteiro que a cidade está próxima. O prédio, construído na década de 60, destoa das casas modestas, que nunca passam de dois andares. As estradas que levam ao interior passam por capitéis enfeitados com flores frescas e por capelas bem cuidadas. No altar dessas igrejinhas há alguma estátua de madeira, quase oculta entre imagens de gesso. São obras de artistas anônimos, possivelmente agricultores que aproveitavam as horas de descanso para manifestar a fé e o talento dos imigrantes.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos