VIAGENS 11.NOV.2015

Novos roteiros turísticos aguardam visitantes

Trata-se dos Caminhos do Interior, em Caxias do Sul, e da Rota das Cervejarias, em Gramado.

A Serra gaúcha, para onde se dirigem milhares de turistas durante todo ano para desfrutar de paisagens deslumbrantes, gastronomia variada, vinhos da melhor qualidade, frio, calor, festas típicas, agora tem mais dois novos roteiros turísticos para atrair os visitantes. Trata-se dos Caminhos do Interior, em Caxias do Sul, e da Rota das Cervejarias, em Gramado.

 

Caxias cria Caminhos do Interior

Os Caminhos do Interior irá unir os distritos de Santa Lúcia do Piaí, Vila Oliva e Fazenda Souza. O objetivo é agregar as regiões ligadas pela produção de hortifrutigranjeiros e agroindústria familiar. Inicialmente, serão 18 atrativos envolvendo setores da gastronomia, hospedagem, eventos e lazer. O turismo religioso também será explorado.

Santa Lúcia do Piaí é uma região onde as grutas e as cascatas têm destaque. Dezenas de capelas, algumas com mais de cem anos, denotam a religiosidade dos moradores. Muitas dessas capelas são sede de festas religiosas realizadas durante o ano. A mais importante delas é o Natal Esperança, que acontece em dezembro na igreja matriz do distrito e na praça central.

 

A cerca de quarenta quilômetros do centro de Caxias do Sul e com 1,3 mil moradores, Vila Oliva destaca-se na produção de maçã, do caqui e da ameixa., além de hortigranjeiros, pecuária de corte e a extração vegetal.

A Fazenda Souza, que está localizada a 18 quilômetros do centro do município, tem como principal referência o Instituto Leonardo Murialdo, conhecido como o Seminário de Fazenda Souza, onde encontram-se os restos mortais do Padre João Schiavo. O sacerdote, que chegou à região vindo da Itália no ano de 1931, ajudou a fundar Instituto Leonardo Murialdo e a Instituição Abrigo de Menores São José.


O distrito possui cerca de 2.320 habitantes que se dedicam ao cultivo de frutas, principalmente maçãs, pêssegos, caquis e ameixas, à vitivinicultura, apicultura e psicultura.

 

Saiba mais:

www.caxias.rs.gov.br

 

Crédito das fotos:  Tiago Fernandes/Secretaria de Turismo de Caxias do Sul

 

Rota cervejeira nas Hortênsias

A cerveja artesanal está em alta e atrai cada vez mais aos paladares dos apreciadores da bebida. Gramado, Canela e Nova Petrópolis oferecem um passeio às principais cervejarias artesanais da região das Hortênsias. Cidades de origem alemã, as cervejarias estão focadas na produção de alta fermentação, qualidade e resgate das origens. Inicialmente, são cinco empreendimentos. O roteiro foi lançado oficialmente no dia 14 de outubro, no Parque Alemanha Encantada. As Cervejaria Vitrola, que produz desde 2012, e a Edelbrau, no mercado desde 2011, são de Nova Petrópolis. A Rasen Bier, inaugurada em 2008, e a Gram Bier, em 2011, estão localizadas em Gramado. A mais antiga é a Cervejaria do Farol, inaugurada em 2003, que fica em Canela. Montada nos moldes alemães, está instalada em um prédio de pedras com uma torre de 32 metros de altura, um restaurante e um bar.

Saiba mais:

www.gramado.rs.gov.br
www.edelbrau.com.br
www.rasenbier.com.br
www.cervejariafarol.com.br

 

 

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos