VIAGENS 30.AGO.2017

Opções para aproveitar a estação gelada

Passeios pela serra gaúcha atraem milhares de turistas todos os anos nessa época do ano. As atrações são muitas.

O inverno começou oficialmente a 1h24min do dia 21 de junho e se estende até as 17h02min de 22 de setembro. A temperatura deverá oscilar bastante ao longo desse período com dias gelados e agradáveis. Os dias mais quentes devem marcar, em média, 20°C. Para agosto, pode-se esperar mais acumulados de chuva, especialmente na segunda quinzena do mês. Setembro deve repetir o mês anterior. Há muitas atividades que combinam com a estação. Passeios pela serra gaúcha atraem milhares de turistas todos os anos nessa época do ano. As atrações são muitas. Além da paisagem que lembra os países europeus, as melhores vinícolas do país estão localizadas nessas regiões.


Os restaurantes com cardápios internacionais, principalmente da culinária italiana, estão por toda a parte. Confira algumas dicas da Via SIM.

 

DEGUSTAR UM BOM VINHO

É na Serra gaúcha onde estão localizadas as melhores vinícolas do país. A Luiz Argenta, em Flores da Cunha, detém o título de uma das mais bonitas do mundo, segundo a revista Adega. Os vinhedos e a vinícola estão localizados em uma área de 885 metros de altitude e possui o selo de indicação geográfica Altos Montes. A Luiz Argenta cultiva 55 hectares de videiras e uvas viníferas e mantém um controle rigoroso sobre a sua produção.

 

GASTRONOMIA ITALIANA

O Clô é o restaurante da Vinícola Luiz Argenta, que fica em Flores da Cunha, a 150 quilômetros de Porto Alegre. O restaurante foi inaugurado em 2016 e fica localizado no terraço da vinícola, o que garante uma vista para os vinhedos da propriedade. O nome é uma homenagem a Clorinda Argenta, esposa de Luiz Argenta e matriarca da família. Ela gostava de reunir as pessoas para um delicioso almoço e tinha como lema: “a melhor forma de passar bons momentos em família sempre foi ao redor de uma mesa, com uma boa comida e um bom vinho”. No cardápio da família estavam sempre presente as iguarias típicas italianas, como tortei, sopa de agnolini e sagu com creme (todos presentes no cardápio do restaurante).

O cardápio contempla couvert, salada de folhas coloridas, sopas de agnoline e abóbora, pratos com carne vermelha, frango e peixe, vegetariano e sobremesas. À noite, o espaço funciona apenas para grupos fechados de no mínimo 20 pessoas e no máximo 150, com cardápio especial.

 

VISITAR CIDADES GELADAS

Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, é uma boa opção para quem quer fugir do corre corre da cidade e embrenhar-se por campos onde a vida campeira e tranquilidade imperam. Algumas fazendas da região oferecem lazer e contato com a natureza. Uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, a Fazenda do Socorro foi construída em estilo colonial português em 1877.
Distante 65 quilômetros de Vacaria está Bom Jesus, uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul A ocorrência de neve e de geada valorizam o calor do fogo, o chimarrão e a cozinha campeira. Outra opção é Cambará do Sul, onde localiza-se o Parque Nacional Aparados da Serra para apreciar o cânion do Itaimbezinho e o Parque Nacional da Serra Geral, onde está localizado o cânion Fortaleza.

 

AVENTURAR-SE POR AÍ

A máquina fotográfica não para nas mãos de quem visita Nova Roma do Sul, distante 150 quilômetros de Porto Alegre. A natureza do Vale do Rio das Antas e a preservação da cultura italiana por meio de filós e cafés coloniais fazem do município um lugar inesquecível.
Para quem gosta de aventura, não faltam atrativos: há opções de rafting e trilhas ecológicas em meio à mata nativa, cascatas, paredões de pedras e propriedades rurais. Os aficionados por esportes radicais podem escolher entre o rafting do Cachoeirão, o rafting do Rio da Prata e a trilha da Cascata Fiorenza.

 

PAZ ESPIRITUAL

Garibaldi, na Serra gaúcha, oferece a rota religiosa Ae Ternum. O passeio se inicia na Ermida Nossa Senhora de Fátima, situada no ponto mais alto da cidade. O convento dos Capuchinhos conta com uma capela de nove altares. O Centro Educacional Marista, na Igreja Matriz de São Pedro e na ala religiosa do Museu Municipal, também estão incluídos no passeio. A matriz foi construída em estilo gótico em 1924.

 

CONHECER OUTRAS CULTURAS

O Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, é um roteiro turístico específico que coloca os visitantes em contato direto com a cultura dos descendentes da região do Vêneto que se enraizaram na Colônia de São Pedro, um dos primeiros núcleos da colonização italiana em solo gaúcho. A preservação da arquitetura, do dialeto e dos costumes transformou a área em um verdadeiro museu vivo. Cantinas, ferrarias, moinhos, teares, capiteis e maquinário antigo são alguns dos elementos que compõem o cenário de volta ao passado.

 

COMER FONDUE

No Brasil, o fondue mais tradicional, de origem suíça, é feito com queijo derretido e pedacinhos de baguete francesa. São utilizados peças como Emental e Gruyére, além de sal e pimenta. Uma dose de vinho branco dá um sabor ainda melhor ao prato. O fondue de carne pode ser preparado com molhos diversos. O fondue doce requer chocolates de boa qualidade e frutas.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2020 SIM Rede de Postos