NA ESTRADA 10.MAR.2015

Período de férias aumenta fluxo de carros nas rodovias brasileiras

Este aumento no fluxo torna o trânsito pesado, criando pontes de congestionamento que aumentam o desgaste dos veículos.

Este aumento no fluxo do trânsito pesado, criando pontes de congestionamento que aumentam o desgaste dos veículos. Em 2013, a estatística de carros estragados nas estradas ultrapassou em 70% em alguns estados do Brasil. O mês de dezembro remete às festas de final de ano e traz consigo o início do período de férias escolares. A época causa também um crescimento do fluxo de veículos. Para se ter uma ideia, durante o ano, nas rodovias paulistas, cerca de 1200 carros quebram diariamente, de acordo com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), o que representa 50 veículos por hora.

 

Para evitar ser parte desta estatística, a manutenção preventiva dos carros precisa estar em dia. Neste cenário, os filtros de óleo, ar, combustível e de cabine são itens que devem ser observados antes da viagem. A MANN-FILTER, a maior fabricante de filtros do mundo, dá dicas e aponta possíveis problemas que podem ocorrer se o sistema não estiver em ordem. "A manutenção incorreta pode acarretar em perda de potência do motor até o seu travamento", alerta André Gonçalves, consultor técnico da MANN-FILTER.

 

No caso do filtro do óleo, a recomendação do consultor é que sejam respeitadas as especificações do manual do fabricante do veículo. "Seguindo as instruções do manual e efetuando a troca do filtro toda vez que o óleo for trocado, o motor terá sua vida útil preservada", explica. Ele ainda afirma que a qualidade do produto também deve ser considerada. "Produtos de baixa qualidade podem sofrer um travamento da válvula de segurança, cortando o fluxo de óleo no sistema, causando a parada do funcionamento do motor e até fundir o mesmo".

 

Já para o filtro do ar, as principais consequências são a perda de potência e o aumento no consumo de combustível. "Filtros de baixa qualidade permitem a entrada de partículas indesejadas, que causam o desgaste de peças do motor como, por exemplo, os pistões", analisa. Assim como no caso do óleo, a manutenção do filtro do ar deve respeitar as recomendações do manual.

 

E para acompanhar a tecnologia dos motores Flex, os filtros também precisaram de adequações. Os filtros do combustível de qualidade deixaram de ter peças metálicas em suas composições, para evitar a oxidação por conta do uso do etanol. "A qualidade do material plástico destes filtros também é importante, pois se houver dilatação por conta do calor e pressão, podem danificar o sistema de engate das conexões na hora da troca", afirma Gonçalves.

 

Por fim, o filtro de cabine tem importância ainda maior, por cuidar da saúde dos ocupantes do veículo. "Este filtro ajuda a manter a qualidade do ar dentro do carro. No caso dos filtros com carvão ativado, também filtram odores". O consultor também alerta que todo veículo possui filtro de cabine, independente de possuir as condicionado ou não. "O verão também aumenta o uso do ar condicionado, o que torna a manutenção deste item ainda mais importante", completa.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos