VIAGENS 24.JUN.2016

Pinto Bandeira

O relevo montanhoso, o clima, o solo possibilitam às frutas da cidade uma maturação mais lenta e com ótimos níveis de qualidade nos aspectos de cor, sabor e textura.

OS SEGREDOS DE UMA PEQUENA CIDADE

Localizado entre o Rio das Antas e o Rio Buratti, Pinto Bandeira conta com altitudes que variam de 150 a 800 metros. O relevo montanhoso, o clima, o solo possibilitam às frutas da cidade uma maturação mais lenta e com ótimos níveis de qualidade nos aspectos de cor, sabor e textura.


Considerado a capital brasileira do pêssego, com a colheita de aproximadamente 20 milhões de quilos ao ano, esse município que já foi distrito de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, também produz ameixa, caqui, nectarina, maçã, laranja e bergamota, uvas, vinhos e espumantes de alta qualidade — possuindo, inclusive, Indicação de Procedência Geográfica, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).


A tradição religiosa é outra marca da cidade. O culto à Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, que culminou na construção da primeira igreja em homenagem a essa devoção no Rio Grande do Sul em 1902, originou-se de um quadro trazido da Itália em 1897. Em 1915, o templo – em estilo romano clássico – foi transformado no primeiro santuário mariano do estado.

 

Foto: divulgação prefeitura

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos