NA ESTRADA 18.NOV.2016

Quais são os tipos de combustíveis disponíveis no mercado brasileiro?

Conheça os combustíveis disponíveis no mercado brasileiro.

GÁS NATURAL VEICULAR: Sem aditivos ou variações, o Gás Natural Veicular (GNV) é o combustível mais puro encontrado nas bombas dos postos e é também o mais em conta. Ele é encontrado acumulado nas mesmas jazidas de onde já se extrai o petróleo. É então encanado e distribuído diretamente para os postos, dificultando a adulteração.

DIESEL ADITIVADO: O diesel aditivado recebe diversos nomes comerciais e pode atuar de maneiras diferentes, com agentes de limpeza, desaguantes (para retirar a umidade), antiespumantes (para diminuir o tempo de abastecimento e aumentar o volume que entra no tanque) ou podem até aumentar o nível de cetano, o que melhora a combustão e reduz as emissões de poluentes.

GASOLINA ADITIVADA: Esse tipo de combustível é composto pela gasolina Tipo C e agentes detergentes. Ela conta com uma carga maior de detergentes, o que não só impede o acúmulo de detritos dentro do bloco, o que ocorre na atual Tipo C, como também consegue efetivamente limpar o material que já está depositado lá dentro. Essa é a principal diferença em relação à gasolina comum.

ETANOL ADITIVADO:  Assim como no caso da gasolina aditivada, o etanol também pode receber agentes para atuar na limpeza dos componentes internos do motor. Aqui também vale ter atenção no uso do combustível vegetal com aditivos de limpeza, como na gasolina.

ETANOL COMUM: Derivado da fermentação da cana-de-açúcar, o etanol encontrado nos postos é do tipo hidratado, pois, em forma pura, não provê lubrificação satisfatória dos componentes internos do motor como a gasolina.

GASOLINA COMUM: A gasolina comum encontrada nos postos de combustíveis é chamada oficialmente de Tipo C pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Além do derivado de petróleo, recebe também a adição de uma porcentagem de etanol anidro, que varia entre 20% e 25%, dependendo da determinação vigente do governo federal. Toda gasolina contém enxofre em sua composição. O gás é dispersado na atmosfera após a queima e contribui para piorar a qualidade do ar.

GASOLINA PREMIUM: É caracterizada pela maior octanagem em relação a do Tipo C. Assim, ela produz uma queima mais eficiente, prolonga a vida de alguns componentes do veículo e seu teor de enxofre é menor que os índices das versões comum e aditivada. Como a última, também possui agentes que limpam a parte interna motor.

DIESEL S-10:  O nome vem da quantidade de enxofre. Por ser menos poluente, o S-10 é encontrado nos postos de regiões metropolitanas e é obrigatório para ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Esse tipo de diesel também recebe 5% de adição de biodiesel, de origem vegetal.

COMENTÁRIOS

Cadastre-se e receba
conteúdos e novidades!

Posts mais lidos

Arquivo

© Copyright 2021 SIM Rede de Postos