GASTRONOMIA 28.SET.2015

Receita do Chef

Carreteiro de charque, Paella gaúcha e Sagu. Sugestão do chef Ronaldo Piedade, dos restaurantes Tradição, da SIM Rede de Postos.

CARRETEIRO DE CHARQUE
Serve 6 pessoas
1,5 kg de charque
3 xícaras de arroz
3 cebolas médias picadas
1 pimentão verde picado miúdo
1 molho de tempero verde picadinho
Modo de preparo: Coloque o charque para dessalgar dessa forma: Numa vasilha funda coloque o charque, já lavado e escorrido em água corrente, na geladeira de um dia para o outro trocando pelo menos 4 vezes a água. Escorra, ferva o charque por 10 min, escorra e pique bem miúdo. Coloque numa panela para refogar o charque e em seguida a cebola, cozinhe até amaciar o charque. Acrescente o arroz e 6 xícaras de água fervente. Quando amaciar o arroz, se necessário, acrescente mais água. O arroz deve ficar molhadinho, acrescente o tempero verde picadinho e sirva. Dica: cozinhe 3 ovos e deixe picados para quem quiser.

 

PAELLA GAUCHA
Serve 6 pessoas
1/2 kg de Alcatra, em cubos médios
1/2 kg de peito de frango, cubos médios
1/2 kg de calabresa, rodelas grossas
1/2 kg coração de frango
1/2 kg de pernil suíno, cubos médios
5 kg de cebolas picadas
0,3 kg de pimentão verde
0,3 kg de pimentão amarelo
0,3 kg de pimentão vermelho, picados
Alho picado, pimenta preta moída e sal para temperar as carnes
1 molho de tempero verde, bem picadinho
Modo de preparo: Numa caçarola de fundo grosso, aqueça bem, coloque um fio de óleo, coloque a alcatra para dourar bem e reserve. Depois doure os cubos de frango e reserve. Doure os cubos do pernil e reserve. Doure os corações de frango e reserve. Doure as calabresas e junte tudo. Na caçarola, refogue em fio de óleo as cebolas, doure, acrescente os pimentões coloridos e mexa para murcharem pouco. Junte tudo, na caçarola coloque o temperinho verde picadinho. Aqueça bem e sirva. Sugestão de guarnição. Pãezinhos mini baguetes, ou cervejinhas.

 

SAGU
Serve 12 pessoas

2 xic de sagu
4 xícaras de vinho tinto
6 xícaras de água
1 xícara de açúcar
2 xícaras de suco de uva
Uma un de canela pau
1 colher de sopa de cravos-da-índia

Modo de preparo: Coloque as bolinhas numa vasilha. Coloque sobre elas 2 xícaras de vinho e 2 xícaras de água. Numa panela, em banho maria, coloque o restante dos líquidos, açúcar e os aromatizantes. Espere aquecer bem o líquido, então acrescente as bolinhas, já inchadas. Mexa para soltar levemente dentro da panela. Deixe + - 25 min no banho maria ou até as bolinhas ficarem transparentes.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos