VIAGENS 13.NOV.2015

Rota das salamarias revela vocação da cidade

Salamaria é o local onde se faz o salame.

Em 60 anos, desde 18 de dezembro de 1954 ( na internet está 1955 ), data oficial em que foi assinada a fundação do município, Marau cresceu a ponto de ser escolhido a melhor cidade do Rio Grande do Sul e a quinta melhor do país entre os municípios de pequeno porte, no ranking As Melhores Cidades do Brasil, da Revista IstoÉ. Localizada no Planalto Médio gaúcho, conhecido como Região da Produção, está a cerca de 270 quilômetros da Capital, 70 de Passo Fundo e 190 quilômetros de Caxias do Sul. Segundo o IBGE, conta com pouco mais de 36 mil habitantes.

 

É nessa cidade acolhedora, colonizada por imigrantes italianos, que se encontra a Rota das Salamarias, um trajeto que percorre 13 quilômetros no meio rural e coloca Marau como um dos maiores centros produtores de salame da América Latina e a segunda maior de leite do Rio Grande do Sul.

Salamaria é o local onde se faz o salame. O salame tem seu nome derivado do latim salumen, que significa carne salgada, e teve muita importância na época em que se precisava armazenar a carne em temperatura ambiente. No Brasil o salame é conhecido como um embutido de carne suína moída e salgada. Na Itália, "salame" é uma designação genérica para todo tipo de embutido produzido com carne suína, abrangendo também os presuntos cozidos e defumados, copa, pancetta, mortadelas e fiambres.

 

Na Rota das Salamarias, é possível percorrer trilhas ecológicas, saborear a cachaça produzida em alambique artesanal, apreciar as vinícolas, com degustação e varejos de produtos coloniais, ouvir o grito do quero-quero, provar o amargo do mate, tomar banho de cachoeira, tirar água de poço, andar de carretão, ver o artesanato em madeira, em palha de milho e trigo, além de saborear a culinária legada dos colonizadores desta terra.

Anualmente acontece o Festival Nacional do Salame, evento que reúne a gastronomia da Rota das Salamarias e de outras partes do Estado. São três dias de grandes atrações, degustação, venda de produtos e muito mais.

 

São 14 empreendimentos que integram a Rota das Salamarias: Cantina da Terra, Casa do Mel, Ristorante e Salamaria Camera, Cantina Antonio Maculan, Cantina Maculam, Cantina Bordignon, Cantina Manfroi, Erva-mate Pagnussat, Ecoparque Taquari, Brocco Esportes e Lazer, Artesanato 100 Compromisso, Cachaçaria Pol, Torre da Matriz e Xok’s Chocolates.

 

Saiba mais:

www.salamarias.com.br

 

Crédito das fotos: Secretaria de Turismo de Marau

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos