NA ESTRADA 14.JUN.2019

Sob neblina, dirija com cuidado

Para enfrentar a neblina com maior segurança, é preciso seguir alguma dicas. Confira!

Nesta época do ano, de muita umidade, é comum a formação de neblina, principalmente em regiões de Serra e mata, geralmente pela manhã e no final da tarde. No que diz respeito ao trânsito, o problema da neblina está relacionado com a perda da visibilidade. Muitas vezes, a distância até onde o motorista consegue enxergar se torna limitada, o que exige uma nova maneira de dirigir, muito mais cautelosa e com baixa velocidade.

 

Para enfrentar a neblina com maior segurança, é preciso seguir alguma dicas, como por exemplo, as que os técnicos da Cervi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) recomendam. A principal deles é reduzir a velocidade. Não dá para conduzir em altas velocidades em uma estrada que mal se exerga o entorno. Outra dica importante: nunca use farol alto (só baixo), porque essa luminosidade excessiva, acaba refletindo nas gotículas que estão pairando no ar, ofuscando ainda mais a visibilidade.

 

SAIBA MAIS

- Somente acione o pisca alerta em caso de emergência ou pane. Esse recurso pode dar a entender que o motorista está parado na pista de rodagem, criando risco de acidente.

 

- O uso do farol de neblina (não o de milha) é o ideal.

 

- Aumente a distância em relação ao veículo da frente. Essa medida pode evitar a necessidade de uma frenagem de emergência.

 

Fonte: Cervi Brasil

COMENTÁRIOS
© Copyright 2019 SIM Rede de Postos