DICAS DE MANUTENÇÃO 31.AGO.2017

Temperatura agradável dentro do seu veículo

Muitas pessoas saem de seus veículos agasalhadas e não se dão conta que a maioria dos veículos possuem sistema de ventilação interna que é capaz de proporcionar temperaturas mais agradáveis.

Muitas pessoas saem de seus veículos agasalhadas e não se dão conta que a maioria dos veículos possuem sistema de ventilação interna que é capaz de proporcionar temperaturas mais agradáveis. O segredo está no controle de temperatura do ar circulante no interior do veículo. Todo o cuidado é pouco quando se fala em ar quente e ar frio, é necessário ter bastante atenção com a diferença de temperatura entre os ambientes, isso pode causar complicações de saúde. Por isso é importante que a temperatura não esteja muito elevada no frio e no verão não pode estar muito baixa.

 

- O princípio de funcionamento é bem simples. Dentro da caixa de ar, existe um pequeno trocador de calor por onde passa a água quente do motor, transferindo o calor para o ar circulante dentro do veículo.

 

- No início do funcionamento do motor, não é possível aquecer o ar, mas, poucos minutos após a partida, com o seletor apontando para o “quente” é possível sentir a diferença de temperatura no ar de ventilação.

 

- Esse seletor de temperatura no painel é o responsável por permitir ou não a circulação de água quente no trocador de calor, que fará ou não o aquecimento do ar interno.

 

- Dosando a temperatura, é possível ter mais conforto ao dirigir em dias mais frios. Na Europa e na América do Norte, o uso do sistema de aquecimento interno é até questão de sobrevivência - para evitar a hipotermia.

 

- Esse direcionamento de ar pode ainda ser regulado para desembaçar o para-brisa. Mas é uma opção demorada em comparação com um acionamento breve do ar-condicionado para a região do vidro.

 

- E lembre-se: Para um melhor aquecimento, utilize o sistema de circulação de ar interno, sem captar ar de fora, que certamente estará mais frio. Mas lembre-se de não deixá-lo com a circulação de ar interno por longos períodos de tempo, pois assim não há renovação de ar e isso pode fazer mal aos passageiros.

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos