VIAGENS 21.SET.2016

Trilhas urbanas compõem mosaico histórico e cultural

La Cittá é o roteiro que vai levar o turista a caminhar pelas ruas de Caxias do Sul, na Serra gaúcha.

La Cittá é o roteiro que vai levar o turista a caminhar pelas ruas de Caxias do Sul, na Serra gaúcha. O passeio visita os principais pontos turísticos da cidade e revela a convi­vência harmônica entre os aspectos de colônia e de metrópole, típicos de Caxias do Sul.

O visitante pode começar sua peregrinação pelo Monumento Nacional do Imigrante, situado às margens da BR-116, considerado um símbolo da cidade. Foi inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, durante a Festa da Uva de 1954. Trata-se de duas es­tátuas feitas em bronze, de 4,5 metros de altura, que representam um casal de italianos.

No coração da cidade, a praça Dante Alighieri espelha a vida urbana do centro. Ela representa o marco de várias conquistas: em 1895, em frente à praça, deu-se o início da construção da Catedral Diocesana. Já em 1931, a praça foi palco de uma pequena exposi­ção de uvas, dando origem à Festa Nacional da Uva. A inspiração da Catedral Diocesana veio da basílica de Santo Antônio de Bolonha, na Itália.

Instalado em um prédio de estilo colonial português, construído no final do século 19, o Museu Municipal reúne documentos, objetos e outros registros da história da cidade.

Na Igreja de São Pelegrino é impossível não se encantar com as obras do pintor italiano Aldo Locatelli e com a réplica de Pietá, de Michelangelo, doada pelo papa Paulo VI no centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Mais informações
www.caxias.rs.gov.br

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos