VIAGENS 22.SET.2016

Vale das Serras faz referência a paisagens de seis municípios

A Rota Vale das Serras faz referência às paisagens protegidas por vales de seis municípios da Serra gaúcha: Antônio Prado, Caxias do Sul, Nova Roma do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos.

A Rota Vale das Serras faz referência às paisagens protegidas por vales de seis municípios da Serra gaúcha: Antônio Prado, Caxias do Sul, Nova Roma do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. A cultura da região esta inserida na vida local do povo, nas casas antigas, no dialeto vêneto, na religiosidade, no artesana­to, na gastronomia e no dia a dia das comunidades.

Os seis municípios têm várias características em comum, mas também grandes diferenças, formando assim uma identidade úni­ca. Lugares encantadores, gente hospitaleira, paisagens maravilho­sas é o que o turista que percorrer o caminho dos Vales da Serra encontrará.

Antônio Prado:

CASA DA NENI
Primeira casa tombada, considerada símbolo do Patrimônio.


CENTRO HISTÓRICO
Possui 48 edificações tombadas que se encontram reunidas ao redor da Praça Garibaldi e parte da Av. Valdomiro Bocchese e Av. do Imi­grantes.


MUSEU MUNICIPAL
Mais de 500 objetos da história dos antepassados locais, hábitos e costu­mes.


FARMÁCIA PALOMBI
Móveis e pinturas internas do início do século passado.


CASA DO ARTESÃO
Local de exposições dos fazeres lo­cais pelas mãos dos artesãs.


IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Apresenta arquitetura eclética, mista entre madeira e alvenaria, destacando-se na paisagem urbana.


CASA GRAZZIOTIN
Local onde é possível voltar no tempo e registrá-lo eternamente através da fotografia.


Caxias do Sul:


MUSEU DA UVA E DO VINHO
A vinícola que abriga o Museu da Uva e do Vinho é um espaço cultural, onde o visitante pode adquirir vinhos, sucos, espumantes, artesanato e produtos co­loniais, além de se deliciar com petiscos da gastronomia italiana, se divertir com apresentações artísticas e conhecer a in­dústria do vinho.


MUSEU ZINANI
Edificações de 1915, o museu resgata a história dos imigrantes da família Zinani. O visitante poderá degustar o verdadeiro café da colônia e adquirir artesanato e produtos coloniais. O espaço abriga uma pousada, administrada pelos proprietá­rios.


MONUMENTO NACIONAL AO IMIGRANTE
Obra do escultor Antônio Caringi, em bronze e com 4,5m de altura. Foi inaugurado em 1954 e retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul.


CASA BONNET
Um complexo de casas que serviram de hospedaria para os imigrantes italianos, hoje abriga uma adega com venda de vi­nhos, sucos, espumantes e demais bebi­das, um restaurante tipicamente italiano, com apresentações artísticas feitas pela família, passeios de carretão em meio a vales e videiras e um museu da família. Fone/fax: (54) 3026.8410.


MUSEU DE AMBIÊNCIA CASA DE PEDRA

001
Edificação do Século XIX da Família Giuseppe Lucchese, em pedra, com dois pisos e assentada e rejuntada com barro. Foi transformada em mu­seu em 1975, em comemoração ao Centenário da Imigração Italiana.

Nova Pádua:

DOM CAMILO

002
Produtos Coloniais onde se encontram o pão cozido em forno de barro, o vinho de fabrica­ção artesanal, geléias, copas, salames, biscoitos, cucas, massas típicas da cultura italiana, conser­vas e compotas oriundas de próprio cultivo. Ofe­rece ao visitante a oportunidade de degustar os produtos num local típico e acolhedor.

BELVEDERE SONDA

003
O Belvedere é um magnífico lugar onde o visitante, por meio de uma plataforma a 450 metros de altura, avista o vale do Rio das Antas, o Cachoeirão e o lago da Bar­ragem Castro Alves. Um lugar tranquilo no interior de Nova Pádua que também oferece espaço gastronômico no Restau­rante Panorâmico.

São Marcos:

MUSEU ARQUEOLÓGICO
Peças líticas e cerâmicas dos primeiros habitantes do Rio Grande do Sul.


MUSEU PAROQUIAL
Peças do início do século XX, livros e Imagens sacras, instrumentos musicais, entre outros.


IGREJA DE PEDRA
Mais informações
www.valesdaserra.com.br

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos