DICAS DE MANUTENÇÃO 25.AGO.2017

Veículos têm problemas típicos em dias frios

Há problemas no carro que só acontecem em dias mais frios – ou, pelo menos, costumam ocorrer com mais frequência quando a temperatura diminui muito.

Há problemas no carro que só acontecem em dias mais frios – ou, pelo menos, costumam ocorrer com mais frequência quando a temperatura diminui muito. Confira, a seguir, as dicas dadas pelos especialistas do Cervi – Centro de Experimentação e Segurança Viária para evitar esses problemas ou, ao menos, lidar com eles.

 

MOMENTO DE DAR PARTIDA NO VEÍCULO

 

O reservatório de partida a frio para veículos flex ou etanol deve estar sempre cheio, de preferência com gasolina aditivada. No tempo frio gasolina é injetada no momento da partida, facilitando o inicio de funcionamento do motor e evitando as partidas em sequência, que geralmente danificam as baterias a médio e longo prazos.

 

BATERIA

 

Costumam ser mais exigidas nessa época do ano. Caso o veículo apresente partida pesada e oscilação muito forte no painel de instrumentos, procure um especialista para conferir o estado da bateria.

 

ÓLEO

 

Verifique sempre o nível do óleo no motor e utilize um produto com a composição de viscosidade especificada pela montadora para o modelo do seu carro. Óleos mais grossos, em baixa temperatura, têm mais dificuldades em circular pelas galerias, o que pode provocar as conhecidas batidas de tuchos.

 

VISIBILIDADE

 

Verifique o sistema de desembaçamento do vidro traseiro e os de ventilação, de modo a garantir visibilidade total nos vidros. Em caso de embaçar o para-brisa, coloque o ar condicionado em temperatura baixa e o seletor direcionado para o vidro.

 

EXPOSICAO A BAIXAS TEMPERATURAS

 

Em dias frios, principalmente para veículos que passaram a noite expostos às baixas temperaturas, utilize a água do limpador de para-brisa para ajudar na retirada do orvalho do vidro – e para isso complete sempre o reservatório de água do limpador adicionando uma pequena quantidade de detergente neutro, o que facilitará a limpeza. Aproveite e revise o estado das palhetas limpadoras. Elas podem estar ressecadas.

 

MOTORISTA

 

Lembre-se: o motorista é o principal fator de segurança no trânsito. Cuide para ter o máximo de conforto dentro do carro. Acione o sistema de aquecimento de ar para não passar frio e verifique se a água do sistema de arrefecimento do motor está no nível, sem vazamentos. Além de responsável por baixar a temperatura de operação do motor, essa água também responde pelo aquecimento do ar interno. Fonte: Cesvi Brasil. 

COMENTÁRIOS
© Copyright 2021 SIM Rede de Postos