A SIM

Há 38 anos temos
paixão por servir você

Nascemos em 1985, na pequena cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. Hoje, somos a maior rede de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Brasil com unidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA
1985 1993 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024
Com coragem e determinação, os irmãos Neco e Deunir abriram mão de seus empregos convencionais e fundaram a Ditrento, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. O sonho começou modesto. Em uma sala pequena, com uma máquina de escrever e um telefone alugado, foi iniciada a revenda e distribuição de produtos para a indústria vinícola.
No dia 4 de março, a Ditrento inaugurou sua primeira unidade de postos de combustíveis, o Posto Matriz, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2.357, em Flores da Cunha. Sob a bandeira BR, a empresa deu um passo significativo em sua trajetória. Essa inauguração marcou um momento importante para a Ditrento, iniciando sua presença no mercado de combustíveis.

No coração de Caxias do Sul, um novo capítulo começou a ser escrito em nossa jornada: a inauguração da unidade Shopping, em frente ao atual Shopping Villagio. O posto de combustíveis foi o primeiro do Sul do País a oferecer o serviço de GNV – Gás Natural Veicular. Um importante passo em nossa trajetória, refletindo nosso pioneirismo e compromisso contínuo em evoluir para atender às necessidades em constante mudança do mercado, com soluções práticas aos nossos clientes.

Ao virar do século, a Ditrento alcançou resultados positivos com a abertura de uma unidade em Carlos Barbosa, em setembro, e a inauguração do Posto Barão na cidade de Farroupilha, em outubro. Esses eventos representaram marcos no desenvolvimento da empresa, refletindo sua expansão para atender novas comunidades.
A evolução da Ditrento mostrou-se ainda mais forte com o passar do tempo. Em 2001, a empresa expandiu suas operações em Caxias do Sul, com a abertura de duas novas unidades à rede. O posto Fátima Alto foi inaugurado em 11 de setembro, seguido pelo posto Charqueadas em 15 de setembro.
Neste ano, a Ditrento expandiu suas operações na Serra Gaúcha, chegando aos municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves. Essa expansão representou um passo estratégico na presença da empresa nesta região. Com essa iniciativa, foi possível oferecer nossos serviços a essas comunidades, atendendo às demandas locais de abastecimento.

A evolução da marca sempre foi constante e seu nome cada vez mais forte no Rio Grande do Sul. Neste ano, a Ditrento inaugurou 4 postos em Caxias do Sul, as unidades Vinte de Setembro, Bela Vista, Perimetral Norte e Perimetral Sul II. Além delas, Farroupilha e Bento Gonçalves, que somaram 6 novas lojas à rede.

Refletindo o sucesso no setor e a qualidade da Ditrento, neste ano houve a abertura de mais duas unidades de postos em Caxias do Sul, as unidades Matteo e Festa da Uva.
Este foi um ano especial para a Ditrento, pois a rede expandiu suas operações com a abertura de lojas próprias de conveniência. As primeiras unidades das lojas Agora é Hora foram inauguradas nos postos Matriz e Avenida, em Flores da Cunha, marcando um avanço na diversificação da empresa, que ao longo dos anos já atuava com o serviço de transporte de passageiros, açúcar e indústria de doces.
Foi dado um grande passo em direção à inclusão e acessibilidade, aspectos que sempre foram valorizados por aqui, com o lançamento do Projeto Cidadão Capaz.

O posto, estruturado segundo as normas de acessibilidade da ABNT, representou, e ainda representa, um marco no compromisso da Ditrento em acolher todos os funcionários e clientes com alguma deficiência,.

Esta iniciativa fortaleceu a posição da Ditrento como uma marca consciente e responsável.

O ano de 2009 marcou a expansão significativa da Ditrento, com a abertura de novas unidades nos icônicos destinos da Serra Gaúcha: Gramado, Canela e a presença estabelecida em Vale Real.

Além do crescimento geográfico, a Ditrento seguiu investindo nas pessoas com a criação da SIM Escola Corporativa, um ônibus-escola que viaja entre todas as unidades, levando qualificação aos colaboradores para garantia de um atendimento diferenciado, característico da empresa.

Os 25 anos de empresa foram comemorados com a chegada em Porto Alegre, Portão, Eldorado do Sul e Três Cachoeiras. Isso permitiu a ampliação da presença e proximidade com novas comunidades. Além disso, foi neste período que a Ditrento realizou sua primeira Convenção de Gerentes, um evento com foco na qualificação e excelência dos serviços.

Este ano chegou abrindo novos horizontes para a Ditrento. Foi nele que a rede contou com as primeiras inaugurações em Novo Hamburgo, que viu três novas unidades surgirem.

Outras também foram instaladas estrategicamente em Esteio, com a unidade Esteio Parque; Gravataí, com os postos Perdigão e RS 030; Montenegro, com a unidade Timbaúva; Vacaria, com a unidade Monte Claro; Pelotas, com a unidade Três Bicos; e Porto Alegre, com a unidade Guarujá.

Cada nova abertura não foi apenas um ponto no mapa, mas uma entrega de qualidade, experiência e serviço excepcional da Ditrento para mais comunidades.

Ano em que a Ditrento mudou sua marca para SIM Rede de Postos. Essa transformação serviu para comunicar e reforçar seus valores de comprometimento com o cliente, a busca por relações mais humanizadas e agilidade ao servir.

2013 foi um ano de horizontes expandidos para a SIM Rede de Postos, marcando sua estreia fora do Rio Grande do Sul com as inaugurações em Itajaí, Santa Catarina, nos postos Santa Rosa e Dalçóquio.

Este ano também viu a abertura do SIM Paradouro Camaquã, com uma estrutura completa para pessoas em viagens nas rodovias, além de expandir sua presença com novos postos em Torres, Rio Grande, Gravataí e Pelotas.

Esse movimento ampliou o mapa da SIM e também solidificou o compromisso de levar excelência e conveniência a mais clientes, cruzando fronteiras estaduais e redefinindo o que significa ser uma rede de postos verdadeiramente inovadora.

O período foi o marco da chegada a Laguna (SC), com a abertura do Paradouro SIM Laguna Camarão. Nesse mesmo ano, novos postos foram inaugurados em Esteio, Cachoeirinha, Montenegro, Sapiranga e Sapucaia, além de um Paradouro na cidade de Nova Santa Rita, o primeiro posto de rodovia ecoeficiente do Rio Grande do Sull.

A milésima loja BR Mania no Posto Shopping, em Caxias do Sul, também teve sua inauguração em 2014, quando conquistou o título de maior Rede de Postos de bandeira Petrobrás no Brasil.

Em 2015, a SIM Rede de Postos celebrou três décadas de sucesso no mercado de combustíveis, expandindo suas operações para Passo Fundo, Dois Lajeados e Marau, além da capital gaúcha, Porto Alegre, com a unidade Ecoposto.

No período, recebemos com orgulho o Prêmio TOP de Marketing ADVB/RS na categoria serviços, que reconheceu o nosso compromisso com a excelência, exemplificado pelo case da troca de marca.

A SIM consolidou sua posição como a rede de postos mais lembrada e preferida pelos gaúchos, segundo a pesquisa Marcas de Quem Decide, atrás apenas das gigantes Ipiranga, BR e Shell. Ainda neste ano, ultrapassamos a marca de 100 postos e inauguramos nossa primeira unidade de bandeira própria, o posto SIM Presidente Vargas, em Passo Fundo.
Pelo segundo ano consecutivo, a SIM Rede de Postos se destacou nas pesquisas Marcas de Quem Decide e Top Of Mind, mantendo-se entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos.

Também foi inaugurado o Paradouro SIM Retrô em São Sebastião do Caí, com uma lanchonete temática inspirada nos anos 50. Além disso, foi lançado um novo conceito em loja de conveniência com marca própria na unidade SIM Farrapos, em Farroupilha.

A marca ainda pode celebrar a chegada ao Paraná, com duas novas unidades, solidificando, assim, a presença nos três estados do Sul do país.
A SIM Rede de Postos expandiu suas operações para as cidades de Canoas, Chuí, Bagé e Dom Pedrito, o que fortaleceu sua presença em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, foram iniciadas as atividades da SIM Distribuidora de Combustíveis, responsável por abastecer todos os postos de bandeira SIM. Com mais de 130 postos, sempre comprometidos em oferecer o melhor em qualidade de atendimento e abastecimento.
Mais uma vez, a SIM Rede de Postos marcou presença. Desta vez, com a inauguração do Paradouro SIM Freeway Gravataí, oferecendo uma infraestrutura completa para os viajantes que trafegam pela rodovia.

O ano também permitiu o reconhecimento como Destaque do Ano em RH pela Associação Serrana de Recursos Humanos, que evidenciou o nosso compromisso com a excelência na gestão de pessoas. Além disso, o período registrou o marco de mais de 140 postos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A SIM Rede de Postos marcou um grande avanço com o lançamento de seu aplicativo, oferecendo descontos exclusivos no abastecimento. Com o compromisso de facilitar a vida das pessoas em movimento todo o dia, foi lançada a primeira versão do app, que rapidamente ultrapassou os 300 mil usuários até o aniversário de um ano.

Além disso, neste ano, a SIM implementou mudanças significativas em prol da sustentabilidade. Além de continuar investindo na coleta de lubrificantes usados, a empresa adotou práticas como a utilização de água da chuva e o aproveitamento de fontes de energia alternativa. Entre essas estratégias, destacam-se o uso do biogás, a participação no mercado livre de energia e a energia solar.

A utilização do biogás é viabilizada por meio de uma usina que faz parte da SIM e está localizada em Candiota, a 515 km de Caxias do Sul. Com uma área de 7,7 hectares, o aterro produz biogás por meio da decomposição biológica da matéria orgânica, e os motores geram energia que é injetada na rede da CEEE Equatorial.
Neste ano, a SIM Distribuidora de Combustíveis deu um passo significativo em direção à sustentabilidade ao renovar sua frota, introduzindo veículos mais silenciosos e limpos.

Essa iniciativa resultou em uma redução de 8% no consumo de diesel, enquanto o aprimoramento nos injetores e câmaras de combustão contribuiu para uma diminuição de 80% nas emissões de partículas que poluem o ar.

Com isso, foi dito SIM à sustentabilidade, em respeito ao meio ambiente e ao produto que chega até os postos de combustíveis que atendemos por você.
O novo ano trouxe um importante crescimento para a SIM Rede de Postos e SIM Distribuidora, que expandiram suas operações com a chegada de cinco novas empresas, marcando o início das Empresas SIM.

Em março deste ano, a Querodiesel, distribuidora TRR que fornece óleo diesel, querosene, lubrificantes e Arla 32 em larga escala diretamente ao consumidor, chegou ao Grupo.

Em maio, a Destra Lubrificantes se transformou na SIM Lubrificantes, distribuidora autorizada dos produtos PETRONAS no RS e SP, oferecendo uma linha completa de lubrificantes para diversas aplicações.

Em abril, a SIM Aviação, em parceria com a AirBP, nos direcionou a novos horizontes no atendimento à aviação comercial, executiva e granel nas regiões centro-oeste e sul do Brasil.

Em julho, a Distribuidora Charrua chegou ao grupo como a maior bandeira regional de distribuição de combustíveis do Rio Grande do Sul e a segunda maior na Região Sul, fortalecendo ainda mais nossa presença nas cidades do interior.

Em novembro, a A27 Bank, a fintech do grupo, adicionou serviços financeiros à nossa oferta de produtos e serviços.
As Empresas SIM seguiram se consolidando com foco no propósito de facilitar a vida das pessoas em movimento todo o dia. Em março, a IPS passou a ser Vital, pioneira em coleta e rerrefino de óleos lubrificantes desde 1961. O grupo deu início a um novo capítulo em práticas ESG para o mercado.
A Querodiesel, com sua visão de expansão, estendeu suas operações para todo o estado, mantendo 12 bases de distribuição que solidificou sua presença como líder em seu setor.
Em junho deste ano, uma nova geração de lojas de conveniência foi inaugurada na SIM Rede de Postos, transformando a experiência de compra. Desta forma, o ano foi encerrado com 179 postos em operação, cada um refletindo nosso compromisso com inovação, serviço e atendimento de qualidade. A Distribuidora Charrua já atingiu a marca de 300 postos em operação no Sul do país.
2023 também foi um ano de aprimoramento interno significativo. O grupo revitalizou seu conselho consultivo, que acolheu a expertise de José Galló para assumir uma cadeira no conselho. Neste sentido, também foi possível estabelecer, em linha com nossos valores fundamentais de ética e transparência, o Canal de Ética, um meio seguro e anônimo para que as vozes fossem, e ainda sejam ouvidas, garantindo integridade em todas as nossas operações.
Em novembro, as Empresas SIM firmaram parceria com a gigante mundial PETRONAS para trazer ao país a tecnologia internacional de combustíveis da marca, com postos de bandeira da marca malaia.
Mais um ano de possibilidades chegou, e sabe qual é o combustível para que essa evolução não pare?

A sua confiança em nosso trabalho!
HISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO

CONHEÇA OS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO
E AÇÕES SOCIAIS DA SIM