BLOG SIM

Dúvida na hora da troca: Qual o óleo lubrificante correto?

15. fevereiro
No Manual do Proprietário do veículo vem especificado, na seção referente à manutenção, os dados referentes a viscosidade (SAE) e ao desempenho (API) do óleo lubrificante correto.
15. fevereiro

A cena não é incomum nos 112 postos que a SIM tem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina: diante da pergunta do técnico em lubrificação, na hora da troca, sobre qual óleo pretende usar, o motorista não sabe a resposta. O lubrificante correto para cada veículo vem especificado no Manual do Proprietário, na seção referente à manutenção. O melhor a fazer é gravar na memória, ou escrever em algum lugar, os dados referentes a viscosidade (SAE) e ao desempenho (API). Há ainda a possibilidade de conferir as tabelas de recomendação disponíveis nos postos SIM.

 

O óleo mineral multiviscoso é o mais comum no mercado porque é adequado para qualquer motor. Tem como principal característica adaptar a viscosidade de acordo com a temperatura de funcionamento do motor. Os óleos semissintéticos mistura a base sintética com a mineral e é recomendado para motores mais potentes, que trabalham em alta rotação. Os óleos sintéticos são os mais elaborados e caros e prometem manter a viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor. São indicados para modelos esportivos.

 

DICA SIM: Na Rede SIM, as tabelas de recomendação estão bem à mostra do condutor. Além disso, os técnicos da rede de combustível estão treinados adequadamente para dar todas as orientações para o motorista. A SIM conta com especialistas na troca de óleo. A equipe é constantemente treinada e passa por cursos de atualização junto ao Senai e distribuidoras Petrobras, Shell e Ipiranga.