A SIM

SIM, há 32 anos
aqui pra você!

Crescemos para estar ainda mais perto de você, com uma rede que se adapta ao seu tempo e à sua rotina. Nossa paixão por servir e tornar sua vida mais fácil permanece a mesma durante todo esse temmpo.
CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA
1985 1993 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 2025
Com coragem e determinação, os irmãos Neco e Deunir deixaram seus empregos para fundar a Ditrento, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. O sonho começou simples, numa pequena sala, com uma máquina de escrever e um telefone alugado, para revender e distribuir produtos para a indústria vinícola. Desde o início, nosso compromisso sempre foi servir com dedicação e proximidade.
Em 4 de março, a Ditrento deu um passo importante na sua história ao inaugurar seu primeiro posto de combustíveis, na Rua Júlio de Castilhos, 2.357, em Flores da Cunha. Sob a bandeira BR, esse momento marcou o início de nossa presença no mercado de combustíveis.

Chegamos a Caxias do Sul com a abertura da unidade Shopping, em frente ao Shopping Villagio. Esse posto foi o primeiro do Sul do país a oferecer GNV – Gás Natural Veicular, reforçando nosso pioneirismo e compromisso em evoluir para atender você, no seu tempo e com soluções convenientes.

No virar do século, a Ditrento deu mais um passo em sua jornada de crescimento, com a inauguração de uma unidade em Carlos Barbosa, em setembro, e do Posto Barão, em Farroupilha, em outubro. Esses momentos foram marcos importantes, refletindo nosso compromisso em estar cada vez mais perto de novas comunidades, com o mesmo cuidado e paixão por servir.
A trajetória da Ditrento ficou ainda mais sólida ao longo do tempo. Em 2001, ampliamos nossa presença em Caxias do Sul com a abertura de duas novas unidades: o posto Fátima Alto, inaugurado em 11 de setembro, e o posto Charqueadas, em 15 de setembro. Cada nova unidade reforçou nosso compromisso em estar mais perto de você, oferecendo conveniência e um serviço de confiança.
Neste ano, a Ditrento levou seu compromisso com a Serra Gaúcha ainda mais longe, chegando aos municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves. Esse passo estratégico nos permitiu atender de perto essas comunidades, levando nossos serviços e acompanhando as necessidades locais de abastecimento.

A nossa marca cresceu de forma constante, fortalecendo cada vez mais sua presença no Rio Grande do Sul. Neste ano, a Ditrento deu mais um passo importante com a inauguração de 4 postos em Caxias do Sul: Vinte de Setembro, Bela Vista, Perimetral Norte e Perimetral Sul II. Além disso, expandimos em Farroupilha e Bento Gonçalves, somando 6 novas unidades à nossa rede.

Refletindo o compromisso com qualidade e o sucesso no setor, naquele ano, a Ditrento expandiu suas operações com a abertura de mais duas unidades em Caxias do Sul: os postos Matteo e Festa da Uva. Cada nova unidade representava um passo a mais para estarmos sempre próximos, com o nosso jeito de servir.
Este foi um ano especial para a Ditrento, marcado pela expansão das operações com a inauguração das primeiras lojas próprias de conveniência. As unidades das lojas Agora é Hora foram abertas nos postos Avenida Borges e Avenida 25 de Julho, em Flores da Cunha, representando um importante avanço na diversificação da empresa. Ao longo dos anos, a marca corporativa Ditrento já atuava também no transporte de passageiros, distribuição de açúcar e na indústria de doces.
A Ditrento deu um grande passo em direção à inclusão e acessibilidade, valores sempre presentes na nossa trajetória, com o lançamento do Projeto Cidadão Capaz. Na época, o posto foi estruturado de acordo com as normas de acessibilidade da ABNT, tornando-se um marco no compromisso da Ditrento em acolher todos os funcionários e clientes com alguma deficiência. Essa iniciativa reforçou a posição da Ditrento como uma marca consciente e responsável, sempre dedicada a criar um ambiente acolhedor para todos.

O ano de 2009 marcou uma fase de grande expansão para a Ditrento, com a abertura de novas unidades em destinos icônicos da Serra Gaúcha: Gramado, Canela e Vale Real. Além de crescer geograficamente, a Ditrento continuou investindo em pessoas, criando a SIM Escola Corporativa — um ônibus-escola que percorria todas as unidades, levando qualificação aos funcionários e garantindo o atendimento diferenciado que sempre caracterizou a empresa.

Os 25 anos de história da Ditrento foram celebrados com a chegada a novas cidades: Porto Alegre, Portão, Eldorado do Sul e Três Cachoeiras. Essa expansão fortaleceu nossa presença e proximidade com novas comunidades. Além disso, foi nesse período que a Ditrento realizou sua primeira Convenção de Gerentes, um evento dedicado à qualificação e à busca pela excelência nos serviços.

Esse ano abriu novos horizontes para a Ditrento, marcando as primeiras inaugurações em Novo Hamburgo, com três novas unidades. Outras localidades também receberam unidades estrategicamente posicionadas: Esteio, com o posto Esteio Parque; Gravataí, com os postos Perdigão e RS 030; Montenegro, com o posto Timbaúva; Vacaria, com o posto Monte Claro; Pelotas, com o posto Três Bicos; e Porto Alegre, com o posto Guarujá.

Cada nova abertura não foi apenas um ponto a mais no mapa, mas uma forma de levar a qualidade, experiência e o serviço excepcional da Ditrento para ainda mais comunidades.

Esse foi o ano em que a Ditrento se transformou na SIM Rede de Postos. Essa mudança de marca veio para comunicar e fortalecer nossos valores de comprometimento com o cliente, busca por relações mais humanizadas e agilidade ao servir.

O ano de 2013 trouxe novos horizontes para a SIM Rede de Postos, marcando nossa estreia fora do Rio Grande do Sul com as inaugurações dos postos Santa Rosa e Dalçóquio, em Itajaí, Santa Catarina. Foi também nesse ano que abrimos o SIM Paradouro Camaquã, uma estrutura completa para atender quem está na estrada, além de expandir nossa presença com novos postos em Torres, Rio Grande, Gravataí e Pelotas. Esse movimento ampliou o mapa da SIM e também solidificou o compromisso de levar excelência e conveniência a mais clientes, cruzando fronteiras estaduais, colocando a marca sempre à frente do seu tempo.

Esse período marcou a chegada da SIM Rede de Postos em Laguna (SC), com a inauguração do Paradouro SIM Laguna Camarão. Nesse mesmo ano, ampliamos nossa presença com novos postos em Esteio, Cachoeirinha, Montenegro, Sapiranga e Sapucaia, além de um Paradouro em Nova Santa Rita, que se tornou o primeiro posto de rodovia ecoeficiente do Rio Grande do Sul.

Em 2014, também celebramos a inauguração da milésima loja BR Mania no Posto Shopping, em Caxias do Sul, consolidando a SIM como a maior Rede de Postos de bandeira Petrobrás no Brasil.

Em 2015, a SIM Rede de Postos celebrou três décadas de sucesso no mercado de combustíveis, expandindo suas operações para Passo Fundo, Dois Lajeados, Marau e a capital gaúcha, Porto Alegre, com a inauguração da unidade Ecoposto.

Nesse período, recebemos com orgulho o Prêmio TOP de Marketing ADVB/RS na categoria serviços, um reconhecimento do nosso compromisso com a excelência, exemplificado pelo case de troca de marca.

A SIM consolidou sua posição como a rede de postos mais lembrada e preferida pelos gaúchos, segundo a pesquisa Marcas de Quem Decide, ficando atrás apenas das gigantes Ipiranga, BR e Shell. Ainda nesse ano, ultrapassamos a marca de 100 postos e inauguramos nossa primeira unidade de bandeira própria, o posto SIM Presidente Vargas, em Passo Fundo, reforçando nosso compromisso em servir com qualidade e proximidade.
Pelo segundo ano consecutivo, a SIM Rede de Postos se destacou nas pesquisas Marcas de Quem Decide e Top Of Mind, mantendo-se entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos. Também nesse ano, inauguramos o Paradouro SIM Retrô em São Sebastião do Caí, com uma lanchonete temática inspirada nos anos 50, e lançamos um novo conceito de loja de conveniência com marca própria na unidade SIM Farrapos, em Farroupilha. A SIM ainda celebrou sua chegada ao Paraná, com duas novas unidades, solidificando sua presença nos três estados do Sul do país.
A SIM Rede de Postos expandiu suas operações para as cidades de Canoas, Chuí, Bagé e Dom Pedrito, fortalecendo sua presença em todo o Rio Grande do Sul. Nesse período, também iniciamos as atividades da SIM Distribuidora de Combustíveis, responsável por abastecer todos os postos de bandeira SIM, garantindo ainda mais controle e qualidade. Com mais de 130 postos, seguimos comprometidos em oferecer o melhor em atendimento e abastecimento para nossos clientes.
Mais uma vez, a SIM Rede de Postos marcou presença, desta vez com a inauguração do Paradouro SIM Freeway Gravataí, oferecendo uma infraestrutura completa para os viajantes que percorrem a rodovia.

Esse ano também trouxe o reconhecimento como Destaque do Ano em RH pela Associação Serrana de Recursos Humanos, ressaltando nosso compromisso com a excelência na gestão de pessoas. Além disso, alcançamos o marco de mais de 140 postos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A SIM Rede de Postos deu um grande passo com o lançamento de seu aplicativo, que passou a oferecer descontos exclusivos no abastecimento. Comprometida em facilitar a vida das pessoas em movimento, a primeira versão do app rapidamente ultrapassou os 300 mil usuários em seu primeiro ano.
Neste ano, renovamos a frota com veículos mais silenciosos e limpos, dando um passo importante em direção à sustentabilidade. A mudança resultou em uma redução de 8% no consumo de diesel e uma diminuição de 80% nas emissões de partículas poluentes. Assim, dizemos SIM à sustentabilidade, cuidando do meio ambiente e garantindo que o combustível que chega aos postos seja entregue com respeito e responsabilidade, sempre pensando em você.
O novo ano marcou um crescimento importante para a SIM Rede de Postos, que passou a abraçar seis novas empresas, dando origem às Empresas SIM. Com isso, ampliamos nossa presença em novas áreas, como distribuição de óleo diesel e lubrificantes, atendimento ao setor de aviação e serviços financeiros, sempre mantendo o compromisso com a excelência e a inovação.
Neste ano, demos passos importantes ao aprimorar a experiência de compra nas lojas de conveniência e consolidar nossa presença com 179 postos em operação. Com novas parcerias estratégicas, continuamos a trazer mais qualidade e conveniência para você. Foi também um ano de fortalecimento interno. Revitalizamos nosso conselho consultivo e criamos o Canal de Ética, um espaço seguro e anônimo que reforça nosso compromisso com ética e transparência em cada detalhe. Tudo isso reflete a dedicação da SIM em servir com responsabilidade e estar sempre aqui, ao seu lado, com qualidade e respeito.
Um ano de encontros, desafios e conquistas. Demos um passo importante na nossa história. Nossa marca corporativa, Argenta, passou a abraçar a SIM e outras oito empresas do grupo, ampliando nossa presença e fortalecendo nossa capacidade de entregar ainda mais valor para você.

Celebramos 32 anos de história e reforçamos a paixão pelo esporte, apoiando pilotos no automobilistmo e times de futebol como o Caxias. Firmamos uma parceria inédita com a dupla GreNal. Em momentos desafiadores para o estado, estivemos presentes, oferecendo abrigo e apoio. Inauguramos e reinauguramos unidades, nos aproximando ainda mais dos nossos clientes. Comemoramos datas especiais, conectando famílias e amigos, sempre valorizando as tradições locais. Em cada parada, estivemos ao seu lado, reafirmando nosso compromisso de ser mais do que um ponto de encontro, sendo sua casa no caminho.
Mais um ano de possibilidades chegou, e sabe qual é o combustível para que essa evolução não pare?

A sua confiança em nosso trabalho!
HISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO

CONHEÇA OS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO
E AÇÕES SOCIAIS DA SIM